Vamos falar de


domingo, 29 de julho de 2007

Torneios Abertos - Mértola em 1º Lugar


Ana Bird- 1º Lugar - Menor Feminino
Alexandra Vargas - 2º Lugar – Infantil Feminino
Inês Branco - 3º Lugar – Infantil Feminino
Daniel Guerreiro - 1º Lugar C1 Infantil
Manuel Macias - 3º Lugar – C1 Infantil
Bruno Afonso - 4º Lugar – C1 Infantil
João Palma, - 5º Lugar – C1 Infantil
Luís Godinho - 2º Lugar – K1 Infantil

Foram estes os resultados dos atletas que representaram o Clube Náutico de Mértola na primeira prova de Torneios Abertos deste ano realizada no passado Sábado na Praia de Ferragudo no Algarve. Colectivamente o Clube Náutico de Mértola ficou em 1º lugar seguido do Clube de Canoagem Castores do Arade, do Clube Fluvial Odemirense, do Alhandra Sporting Clube, do Clube Náutico de Portimão, da Associação do Amigos da Mexilhoeira da Carregação e do Clube Náutico de Olhão.

Todos estes atletas e ainda, Rafael Luz, Ruben Garcia, Gonçalo Ferreira e Carlos Gonçalves participaram ainda no Troféu do Pescador, regata absoluta em que de entre os atletas de Mértola se destacaram Rafael Luz, Gonçalo Ferreira e Manuel Macias.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Biblioteca de Praia na Tapada Grande da Mina de S. Domingos

Começa segunda-feira, dia 30 de Julho, mais uma edição da Biblioteca de Praia na Tapada Grande da Mina de S. Domingos. Esta iniciativa prolonga-se até dia 10 de Agosto e tem como objectivo fornecer aos utilizadores daquele espaço jornais, revistas e alguns livros que lhes permitam passar o tempo de uma forma agradável e informar-se.
Para os mais novos, a Biblioteca de praia dispõe de jogos e material de pintura, que poderão utilizar nos intervalos das brincadeiras. A Biblioteca funciona das 14h30 às 19h00.

Teatro em Mértola


domingo, 22 de julho de 2007

Náutico em regatas espanholas com Ouro Prata e Bronze


Os cadetes Rafael Luz, Ruben Garcia e os infantis João Brito, Manuel Macias, Daniel Guerreiro, Gonçalo Ferreira e Bruno Afonso compuseram a equipa que participou sábado dia21 de Junho nas III e IV regatas de los Juegos Deportivos Extremeños “Judex 2007” realizadas em Bancarrota e Alange – Mérida.

Colectivamente o Clube classificou-se em 4º lugar nas duas regatas e individualmente arrecadou 3 medalhas de Ouro duas de prata e uma de Bronze. O destaque vai para Rafael Luz que alcançou ouro e Bronze em regatas muito renhidas e competitivas em K1 Cadetes e para Bruno Afonso que alcançou a prata nas duas regatas em C1 Infantil. Ruben Garcia em C1 Cadete alcançou por sua vez duas medalhas de ouro. Os Infantis ficaram classificados nos primeiros 10 lugares nas duas regatas.

Oportunamente divulgaremos resultados detalhados

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Inauguração do Núcleo de Produtos Tradicionais encerra “Terras do Pulo do Lobo”


O Plano de Intervenção “Terras do Pulo do Lobo” (Medida AGRIS 7.1), desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal de Mértola, Associação de Defesa do Património de Mértola e Junta de Freguesia de Mértola encerra hoje, dia 13 de Julho, com a inauguração do Núcleo de Produtos Tradicionais da Amendoeira da Serra.

No âmbito deste Projecto, que integra as localidades de Amendoeira da Serra, Mosteiro, Corte Gafo de Baixo e Corte Gafo de Cima, numa área de 16 mil hectares, foram desenvolvidos um leque alargado de intervenções designadamente a recuperação do espaço envolvente do Centro de Acolhimento da Amendoeira da Serra, a criação da Rota dos Aromas, melhorias nas sociedades recreativas das localidades, criação do Espaço Multimédia da Paisagem na Amendoeira da Serra e a recuperação da Basílica Paleocristã do Mosteiro.

Com os novos equipamentos, roteiros e as potencialidades deste território, as entidades parceiras tem como objectivo o desenvolvimento local e a atracção de turistas com interesses em questões ambientais, científicas, culturais e também desportivas e cinegéticas.

Nacional de Regatas em Linha na RTP2 Sábado, às 15:00 horas


O programa Desporto 2 da RTP2 transmite já no próximo sábado, um magazine desportivo de 45 minutos sobre o Campeonato Nacional de Regatas em Linha 2007, realizado em Montemor-o-Velho, entre os dias 6 e 8 de Agosto. Esta foi uma das maiores provas organizadas pelas FPC e contou com um total de cerca de 800 atletas em representação de mais de 40 clubes.
Recordamos que o Clube Náutico de Mértola Participou nesta competição com excelentes resultados.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Cavaco Silva de novo em Mértola


O Presidente da República visitou de novo Mértola. Desta vez a visita insere-se no âmbito do Roteiro do Património tendo o presidente visitado a Oficina de Tecelagem, Igreja Matriz e Centro de Estudos Islâmicos.

Em Beja oeste roteiro levou-o ao Museu Regional Rainha D. Leonor na Vidigueira ás Ruínas de São Cucufate e em Santiago do Cacém inaugurou da exposição “No Caminho sob as Estrelas - Santiago e a Peregrinação a Campostela”.

Recorde-se que esta será a terceira passagem de Cavaco Silva pelo Baixo Alentejo. A primeira foi motivada pela inauguração a Ovibeja em Maio de 2006, enquanto a segunda se realizou no âmbito do Roteiro para a Inclusão.

Investigadores internacionais escolhem Mértola para promover estudo


A Câmara Municipal de Mértola, o Clube Náutico de Mértola e o Centro de Saúde de Mértola assinaram um memorando de colaboração para a criação de um Projecto de Investigação sobre a Actividade Cerebral (EEG) e Demografia com o grupo de investigação científica BM-Science, sedeado na Finlândia.


Este estudo tem como objectivos centrais a investigação das particularidades de saúde na região de Mértola, caracterizar a actividade electrofisiológica cerebral (EEG) da população e as patologias e distúrbios que directamente se relacionem com esta actividade, no “momento de registo”, e também determinando prováveis “elementos de previsão” através da determinação de grupos de risco. Do ponto de vista de desenvolvimento social e económico, o estudo pretende aumentar e diversificar o foco de investigação científica quer dentro do âmbito nacional como internacional – contribuindo para alargar a actividade científica a áreas do conhecimento para além das já tradicionais e bem estabelecidas, como a arqueologia e a etnografia.

Este estudo será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que integram as áreas da neurofisiologia, psicologia, demografia/estatística e saúde pública.

A BM – Science – Brain & Mind Technological Research Centre é uma instituição sedeada na Finlândia que desenvolve estudos na área da neurofisiologia e da informática.

Agenda Cultural de Verão


clique na imagem para aceder à agenda

terça-feira, 10 de julho de 2007

Canoagem - Nacional de Pista, Infantis de Mértola em destaque


Saldou-se de forma muito positiva a participação do Náutico de Mértola no Nacional de Pista disputado no passado fim-de-semana em Montemor-o-Novo.
A equipa com que o Náutico de Mértola se fez representar integrou os seguintes atletas:
Infantis
João Brito
João Palma
Manuel Macias
Daniel Guerreiro
Gonçalo Ferreira
Pedro Guerreiro
Bruno Afonso
Nelson Lopes

Cadetes
João Alho
Bruno Vitória
Rafael Luz
Ruben Garcias
Tiago Neves

Juniores
Mário Sousa

Estes 14 canoistas disputaram 18 regatas, alcançaram 13 finais e conquistaram 4 medalhas de ouro e 1 de prata.
Destaque particular para o K4 Infantil de Gonçalo Ferreira, Daniel Guerreiro, Manuel Macias e João Brito que venceram os 500 e os 100 metros, para Manuel Macias que chegou à prata no K1 500 Metros infantis e para Mário Sousa que logrou alcamçar o 7º lugar na final dos 200m juniores.
Colectivamente o Náutico de Mértola classificou-se em 16º lugar.